16 de jul. de 2013

Profissionais de saúde

Oi pessoal, tudo bom?
Hoje quero falar para vocês dos profissionais que me auxiliaram nesse tempo em que venho batalhando pelo peso saudável.
Acho que é de extrema importância que você busque informações com um profissional de confiança, para evitar qualquer problema de saúde. Dieta é algo muito sério, que se não acompanhado por quem entende do assunto pode gerar deficiência de vários componentes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, eu por exemplo fiquei anêmica uma época, desnecessário e perigoso, então por favor não façam isso. Orientação certa nunca é de mais.

Na minha trajetória de gorda passei por vários médicos e nutricionistas. Acabava nunca fazendo o recomendado, algumas vezes por preguiça, outras por não ter gostado do profissional, outras por realmente não dar conta do que me foi recomendado. Mas de todos os profissionais que me atenderam, três ficaram guardados e com certeza voltarei a ajuda deles e vou sempre indicar a quem tiver interesse, pois para o meu caso fizeram diferença.
Como eu era magra e engordei muito, acabei tendo problemas com a tireoide, então precisei de ajuda de uma nutricionista e de um endocrinologista. Vou contar um pouquinho da minha experiência com cada um deles, porque acredito que possa ser interessante e um dos casos com certeza é engraçado.
A minha nutricionista preferida sem dúvidas foi a Patricia Orzil, ela é de Santa Luzia, mas acredito que atenda em Belo Horizonte também. Cheguei até ela através de indicação de uma amiga em comum e simplesmente amei o trabalho dela. A Paty é super prestativa, ela vai te acompanhar em todas as fases se for da sua vontade, vai tirar suas medidas, percentual de gordura, vai fazer uma entrevista e em cima da sua rotina e preferências ela vai montar um cardápio bacana, onde vc vai poder comer de forma saudável. O meu problema com a dieta da Paty é que eu fico o dia todo fora de casa, e tanto no meu emprego anterior como no atual, a empresa tem restaurante próprio, então eu não tinha um leque muito grande de opções para conseguir fechar com o cardápio da dieta, então a forma que eu encontrei de tentar aproximar ao máximo do que foi prescrito, e quando preciso substituir algo, escolho o que tiver de mais saudável e menos calórico possível. OBS: Infelizmente só depois de publicar o post descobri que a Paty, por motivos pessoais não está atendendo no momento. Um tristeza, porque ela faz um trabalho excelente. Então quem conhecer uma nutricionista bacana indica por favor nos comentários.
Outra profissional que eu indico é a Dra Flávia Beatriz Pieroni. Ela é endocrinologista e um doce de pessoa, me atendeu super gracinha, tirou todas as minhas paranoias quanto a tireoide (e olha que eu cheguei ao consultório muito paranoica). A Dra Flavia me prescreveu uma dieta de 1200 kcal/dia, que eu consegui seguir por um tempo, mas infelizmente acabei abandonando, acho que eu precisei trabalhar primeiro o meu psicológico para depois conseguir seguir uma dieta. Além disso a Dra Flavia me passou várias tabelinhas nutricionais, vários materiais explicativos, dicas, etc. Ela é realmente uma excelente profissional. Tem uma paciência com seus pacientes, que me faz indica-la de olhos fechados para todos, porque acho que vão gostar.
E por ultimo vou contar para vocês do Dr Rogério Nascimento, endocrinologista. O atendimento do Dr Rogério é meio contraditório ao convencional e eu acredito que poucos vão se adaptar ao método dele. O Dr Rogério me prescreveu uma dieta de 1500 kcal/dia e também me passou alguns materiais, mas o mais intrigante foi na primeira consulta ele me chamou de gorda, falou que eu não iria conseguir emagrecer nunca porque como feito gorda, que eu iria é engordar mais... Eu fiquei em choque com as palavras duras e meio ofensivas dele, sai do consultório chorando (mico! No meio do centro de BH), passei em 3 farmácias para conferir o meu peso porque achei que o médico era doido, mas aquele tanto de quilos na balança era realidade... Fiquei chocada, com raiva e decidi mudar de vida, porque quem é esse doido para me chamar de gorda na minha cara? kkkkkkkkkkk
Entenderam? Acho que o método dele é algum tratamento de choque, porque ele fala a verdade na sua cara sem a menor piedade. Mas o meu caso, foi preciso dessa falta de "jeitinho" porque eu já havia passado por vários profissionais bons, pacientes e carinhosos e eu não me esforcei o bastante para atingir meu objetivo. Eu precisei que alguém fosse extremamente duro comigo para eu acordar para a minha realidade de 20 quilos acima do meu peso e de um colesterol a mais de 400 (ainda vou escrever sobre meus exames).
Foi muito bom poder voltar depois no consultório do Dr Rogério e mostrar pra ele os -10 kg na balança, e o colesterol em 200 (ainda alterado, mas já bem melhor do que no início da dieta) claro que ouvi mais umas "verdades" porque acho que ele não consegue não fazer tratamento de choque hahahahahaha, mas eu estou orgulhosa de mim, e quero poder em breve voltar lá com os outros 10 quilos restantes eliminados. Lembrando que não utilizei qualquer medicamento para emagrecer, vou escrever um post especial sobre esse assunto para esclarecer melhor, mas já posso adiantar que a dieta foi feita sem medicação.
Acredito que cada um tenha uma forma melhor de fazer as coisas, infelizmente no meu caso foi preciso uma pessoa mais rígida para me fazer acordar para a vida. Se funcionar com você um método mais singelo com certeza será mais agradável, mas o importante é que você sempre busque ajuda de um profissional sério, se possível que já tenha cuidado de alguém que você conheça e possa te dar boas referências. Você precisa de alguém que te passe confiança e que te estimule a se esforçar e atingir as suas metas.
obrigada pessoal, um abraço.
Gi
16.07.2013




6 comentários:

  1. Também tô na luta pra emagrecer reeducando meus hábitos e tô achando bem difícil, viu? Mas ainda não encontrei um profissional pra chamar de meu, rs,rs

    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, te indicaria a Paty de olhos fechados se ela estivesse atendendo, vc iria amar com certeza. Já ouvi falar na Edith Zulato ai na região da Pampulha, dá uma olhadinha. E não desista, investe na retirada do refrigerante da sua vida!

      Excluir
    2. Ei, Gisele, hoje me deparei com seu blog... Que fofo.
      Muito obrigada por todo carinho e confiança em meu trabalho, fiquei muito feliz. E mais feliz ainda em saber que você está bem e seguindo em frente, confiante e perseverante em suas metas. Parabéns! Um grande beijo, com carinho.

      Excluir
    3. ai meu Deus que TUDOOO! Dra Flavia no meu bloquinho! Que honra! Estou voltando com tudo agora, para o blog, para a dieta (agora psicologicamente preparada para a de 1200 kcal/dia) e em breve vamos ter atualizações bacanas! Muito obrigada por passar por aqui

      Excluir
  2. Não conheci uma secretária TÃO MAL EDUCADA igual a do DR. ROGÉRIO.
    Ridículos. Não recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem dois consultórios, então não sei em qual vc foi mal atendida, o que realmente não justifica, já que boa educação cabe em qualquer lugar. Tenta com a Dra Flavia que também citei aqui no post, ela é um amor de pessoa.

      Excluir