21 de jan. de 2015

Farinha de maracujá

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vim falar para vocês de um produto novo que estou usando, voltado para a saúde e o bem estar: a farinha de maracujá.

Como já falei algumas vezes aqui com vocês, estou com problemas de altos níveis de colesterol e triglicérides, isso está acontecendo comigo por hereditariedade mas também pela minha alimentação errada de muito tempo e falta de exercícios físicos regulares. Eu tenho total consciência que mesmo quando estiver com uma alimentação boa e fazendo exercícios regularmente ainda vou precisar fazer o controle desses índices no meu sangue, devido ao fator hereditário, porém é provável que eu não tenha taxas tão altas como estou no momento, já que a alimentação manda muito também.

Conheci a farinha de maracujá na lojinha de produtos naturais aqui perto de casa, a vendedora me indicou como auxiliar para redução de triglicérides e controle de diabetes. Por ser um "bloqueador de gordura" ela também ajuda quem está precisando reduzir peso, claro que isso depende de uma alimentação com pouca gordura e açúcar, porque não adianta fazer o uso de um paliativo e almoçar feijoada com refrigerante e pudim de sobremesa todos os dias, hahahaha.




A substância responsável por esse "bloqueio da gordura" é a pectina, que quando entra no estômago se transforma em um gel que não é digerido facilmente, provocando uma sensação de saciedade. A pectina também retarda a velocidade em que o açúcar é absorvido pelo sangue, e quanto mais lento é esse processo, mais tempo levamos para ter fome novamente.

Agora uma das melhores partes (na minha opinião) dessa farinha é a limpeza do organismo, afinal fazer cocô é preciso! E sim colega, ela ajuda a soltar o intestino se também forem ingeridos no mínimo 2 litros de água por dia (qualquer fibra ingerida precisa de muita água para funcionar e virar o "gel", fibra sem água acaba tendo efeito contrário e travando todo o intestino). A fibra da casca do maracujá é uma espécie de "arrumadeira da casa" porque elimina as toxinas do organismo, que quando acumuladas prejudicam o equilíbrio do metabolismo, fazendo a gente travar tudo. E ninguém consegue emagrecer se só comer e nunca fazer caquinha, né? Então vamos embora beber uma água porque não está fácil pra ninguém! Não, espera ai, não vai embora ainda... Termina o post.


Para fazer efeito, é necessário o consumo diário da farinha de maracujá, esporádico não resolve o problema. O ideal é ingerir uma colher de sopa antes das duas principais refeições. Eu particularmente coloco a colher de sopa em meio copo com água e bebo de uma vez, acho que assim sofro menos, não sinto sabor nela, mas fico irritada com o "pózinho". Mas você pode colocar no suco, na salada de fruta, no iogurte, na banana com aveia... No que a imaginação mandar.

Eu comprei a minha farinha pronta após três tentativas frustradas de fazer ela em casa. Existem várias receitas na internet, basicamente você corta a casca do maracujá em tirinhas e leva ao forno até ficarem sequinhas, depois bata no liquidificador ou processador. Mas como todas as minhas tentativas fracassaram vou deixar por sua conta a pesquisa da receita na internet. Não achei caro, paguei oito reais e noventa centavos em um pacotinho de duzentos gramas, mas não pesquisei preço, talvez encontre mais barato. Para quem mora em BH o mercado central tem várias lojas de produtos naturais.

Vamos aos resultados, é claro que para ver se houve variação dos índices sanguíneos é preciso um intervalo de pelo menos 2 meses entre um exame e outro, como eu comecei a dieta e o tratamento a uma semana ainda não tenho um laudo médio pronto. No geral já senti uma melhora maravilhosa no intestino, está funcionando muito melhor. Também percebi uma redução no apetite, a noite por exemplo troquei o meu jantar por uma vitamina de frutas e quando coloco a farinha junto não sinto mais fome naquela noite.

Já havia falado aqui sobre a farinha de berinjela, que combate o nível de colesterol ruim no sangue. Muitas pessoas passam a beber "água de berinjela" (uma berinjela picada em um litro de água, deixa ali por um tempo e depois ingere aquela água) mas eu particularmente achei o sabor dessa água horroroso e não consegui, mas no caso da farinha, como disse a vocês, coloco em meio copo de água e viro de uma vez, sem sofrer.

E você conhece algum tipo de fibra que ajuda na saúde e bem estar? Como você costuma ingerir esse tipo de alimento? Já sentiu algum resultado positivo? Divide aqui com a gente. E se gostou não se esqueça de clicar em seguir este blog para me ajudar e para receber sempre em primeira mão as novidades que aparecerem aqui.




2 comentários:

  1. O médico me receitou farinha de trigo, com o mesmo propósito...
    Não morro de amores pela sensação do pozinho também não... Mas ele disse que poderia misturar na comida de um modo geral... Aí tô comendo com fruta, gelatina, algum suco...
    Mas ainda não tô achando o resultado totalmente eficiente não... Não sei se é a quantidade que tá pouca, se tô bebendo pouca água...
    Bjs

    Ju Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farinha de trigo mesmo? A branca?
      Que diferente, eu não sabia que ela era boa, sempre pensei o contrário. Vivendo e aprendendo né hehehe. Vc deve estar bebendo pouca água porque o primeiro resultado é o intestino. Beijos

      Excluir