9 de jan. de 2015

Papo saúde: Gastrite

Oi pessoal tudo bem?

Vim hoje falar para vocês sobre algo um pouco mais sério, não é nada grave mas é algo que pode se tornar grave se não cuidarmos direitinho, a gastrite! Essa maldita é minha companheira fiel a alguns anos infelizmente. E além de uma crise ou outra vivo bem quando me restrinjo de alimentos e bebidas que são prejudiciais a quem tem a doença. Quando ela ataca eu sinto muita dor, não consigo comer e as vezes tenho vômito, depois passo um bom tempo sem lembrar dela. Os sintomas mais comuns são queimação/azia, náuseas, perda de apetite, dores abdominais, má digestão, etc.

 As causas da gastrite variam desde refluxo onde o liquido gástrico "sobe" causando feridas no tecido que reveste o esôfago/estômago até causas mais graves como as causadas por vírus e bactérias, como por exemplo conhecida H Pylori, a bactéria que vive no revestimento do estômago e que se não for tratada pode causar úlceras e até câncer. Mas calma, sendo diagnosticada esta bactéria o paciente é imediatamente tratado com antibióticos e fazendo o tratamento direitinho é vida que segue feliz!

a famosa queimação no estomago



No meu caso, já passei por duas endoscopias, e uma sugestão para os nervosinhos de plantão como eu (tenho pavor de qualquer procedimento médico no meu corpo), façam o exame em hospital com sedação. Tive uma em hospital sedada e outra em clinica com um comprimidinho ridículo tranquilizante... A do hospital foi super tranquila, não vi nada, eu estava 'zoando' o médico que a sedação dele não funciona e apaguei quando ele falou funciona sim e me virou para o lado e só acordei um tempo depois em outra sala hahahahahaha, perfeito! A segunda foi traumática porque por ser em clinica o médico não me sedou, veio com um comprimidinho tranquilizante que não fez efeito algum em mim, eu vi todo o procedimento e senti muita dor durante e principalmente depois, não recomendo. Os dois resultados me deram um nome estranho que eu não me lembro (algo com um palavrão seguido de leve crônica), mas foram negativas para bactéria.

Ambos os médicos me disseram que vou tomar a medicação a vida inteira, um comprimidinho pela manhã, meia hora antes de alimentares. Existem vários medicamentos e dosagens que você deve procurar um médico para prescrição, eu já tomei uns três diferentes com dosagens diferentes mas sempre com prescrição médica. Isso é muito importante uma vez que tomar remédio por conta própria pode prejudicar sua saúde e agravar o seu problema. Quando em crise também preciso de outros medicamentos além desse diário, porque as dores são muito fortes, dependendo da crise vou logo para o hospital e fico algumas horas de molho no soro depois de tomar uma injeção contra vômito e uma para a dor. Se não tenho vômito e a dor é tolerável trato em casa mesmo com o Buscopam composto gotas.

Este em vermelho é exatamente onde sinto dores fortes

Outra coisa que o médico me disse é que "gastrite nervosa" é mito e que isso não existe. Eu tenho lá as minhas duvidas porque sempre que fico nervosa algo que fiquei constantemente nas duas ultimas semanas a minha gastrite ataca. Não sei explicar a relação, mas acho que quando estamos expostos a níveis mais altos de stress o nosso corpo perde um pouco a imunidade, ficando mais propício a doenças.

Coisas que eu faço para aliviar e evitar os sintomas:
* Busco sempre quando preciso de medicamentos para outras dores a forma liquida/gotas porque ataca menos a minha mucosa.
* Nunca tomo medicamento de estômago vazio (exceto o prescrito pela manhã).
* Tento comer de 3 em 3 horas, evitar bebidas alcoólicas, frituras, refrigerante, açúcar e alimentos com fermentação (como abusei no natal, estou tendo esta crise).
* Evito usar bicarbonato e coisas ácidas (mesmo que eu ame limão, abacaxi eu como menos possível).
* Tentar não deitar com 'a barriga cheia' e nunca comer alimentos 'pesados' a noite.
* O médico indicou colocar algo (tijolo, pedaço de madeira) na cabeceira da cama para deixar ela um pouco mais alta do que os pés e quando for dormir a gente ficar em uma posição suavemente inclinada, e era ótimo, mas eu acabei perdendo a paciência e tirando porque o meu colchão escorregava hahahahaha.
* Durante uma crise bebo chá de camomila e erva doce para "acalmar" a mucosa, sempre morninho quase frio. Bebidas muito quentes pioram meu estado.

A grande questão que eu acho interessante disto tudo é que novamente caímos na ideia principal de alimentação saudável, é incrível como tudo gira em torno disto. Evitar gorduras, refrigerantes, bebida alcoólica, frituras, etc é bom para absolutamente tudo na vida! E por mais que eu ache uma delícia uma cerveja bem gelada, um torresmo crocante ou coisas do gênero, estou convencidas que são um veneno pra mim. Até como/bebo mas muito esporadicamente.

E você já passou por algum problema semelhante? O que faz para evitar ou melhorar os sintomas? Conta aqui nos comentários pra gente dividir experiências e aprender a viver melhor.












10 comentários:

  1. Menina me acabo com gastrite amei seu post.
    Beijos

    http://vivendo-adois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Haja omeprazol, pantoprazol e todos os prazol da vida né amiga? Ninguém merece. Mas tenta o buscopam quando atacar, ajuda de mais. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ameeei o seu blog, amei os seus posts, muito criativos <3 Sucesso <3 <3

    me ajuda? da uma passadinha la no meu blog ( http://ciliosde-boneca.blogspot.com.br/ ) segue e comente oque voce achou em algum post ? , vou amar te receber la, ummm beeijo e obrigada desde já <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada gata! Vc é um amor!
      Pode deixar que vou passar lá sim. Beijos

      Excluir
  4. Ameeeei esta postagem!!!! Sofro disso também!
    Eu te indiquei em uma tag http://venhaficarentrenos.blogspot.com.br/2015/01/tagliebster.html
    dá uma olhadinha!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada flor, tudo que alivia os sintomas são válidos né? Quanto a Tag te agradeço muito ter pensado em mim e me indicado, porem a pouco tempo respondi a Tag 11 fatos sobre mim, que é idêntica, então não vou responder novamente para não ficar repetitivo tá? Beijos

    ResponderExcluir
  6. A gastrite também tem sido a minha companheira nos últimos anos mas diferente de você eu tenho a bendita H Pylori, Já tratei 2 vezes mas a bendita não morre haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Fabrícia, dizem que o coquetel de antibióticos para combater a Hpylori é terrível né? Eu pensei que cuidando uma vez ela não voltasse, que pena amiga... Se cuida tá? Beijos

      Excluir
  7. Meu namorado sofria demais com refluxo , ele começou a tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã 3x ao dia e ta praticamente sem sintomas! vai fazer um ano que ele não toma mais omeprazol. Mas o vinagre ele toma todo dia ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel que maravilha, eu tomaria fácil o vinagre de maçã porque acho ele bem gostosinho. É ainda assim e melhor do que tomar remédio né? Vou testar, muito obrigada pela dica! Beijos

      Excluir