29 de jan. de 2015

Para pensar: Grosseria é diferente de honestidade

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vim aqui falar sobre um tema que tem me incomodado a alguns anos e que é polêmico. Quero conversar com vocês sobre pessoas que se dizem honestas ou sinceras mas que andam confundindo sinceridade com grosseria e honestidade com falta de educação. Então logo de início vejamos o que o dicionário da língua portuguesa nos diz sobre as palavras honestidade, sinceridade, grosseria e falta de educação.

Honestidade: 1-Qualidade daquele que é honesto/ 2-Decoro, modéstia, pudor, castidade/ 3-Honradez, probidade.
Sinceridade: 1-Misto de franqueza e verdade/ 2-Qualidade de sincero
Grosseria: 1-Indelicadeza/2-Ação ou palavra indelicada
Falta de educação: 1- Usar de palavras agressivas que não seria usada de maneira cotidiana/ Existem mais significados porém apenas este já basta para o nosso intuito.



Eu acho a honestidade uma das melhores qualidades desta vida, e de forma alguma sou contra a esta qualidade, principalmente no mundo hoje que está cada vez mais falso e maldoso. Porém, o que acontece muitas vezes, e que eu particularmente tenho horror, são as pessoas que são verdadeiras e que dizem sempre a verdade, se perdem no meio dessa questão de serem sempre honestos e se tornam pessoas grosseiras e inconvenientes. Magoam os outros porque falam coisas sem pensar se escondendo atrás do jargão "eu sou verdadeiro" ou "eu sou honesto".

Foto reprodução

Ter educação, ser delicado, ser manso de coração e se colocar no lugar do outro antes de sair falando coisas sem pensar não torna ninguém falso. Você pode sim ser completamente verdadeiro porém com "jeitinho" e principalmente com educação. Você pode falar a verdade sem dizer tudo o que pensa detalhadamente, sem ser grosseiro e sem magoar os outros. Não se trata de falsidade e sim de respeito pelos sentimentos alheios.

Não é intuito do blog falar de religião, porque eu acredito que toda religião que leve a pessoa a Jesus é perfeita, mas tem uma passagem da bíblia que estudei em uma palestra esta semana que me marcou muito e que foi perfeita para a ideia deste post, que é a seguinte:

1 Coríntios 6:12
"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine."

Olha que lindo, uma citação de mais de dois mil anos e tão atual quanto esta. Porque sim ela se encaixa em diversas questões da vida cotidiana muito mais profundas como matar, roubar, enganar, etc. Mas achei ela perfeita para este post, porque sim eu posso maltratar quem eu quiser, eu posso falar grosserias escondidas em verdades, posso magoar... Mas isso é conveniente de ser feito? E quando a história muda, e sou eu o ouvinte, como eu me sinto?

Foto reprodução

Acho que o mundo é um lugar lindo para se viver, mas vem se tornando muito carrancudo. Não tem necessidade alguma disso gente. Todos os dias nós acordamos com a possibilidade de ter um dia lindo pela frente, de sorrir de manhã e dar bom dia ao motorista do ônibus, de responder com educação a quem nos procura, de ser gentil como gostamos de receber gentilezas. Ou podemos acordar com a nossa boa e velha cara de bunda, mal humorados e nem olhar na cara do motorista que acordou muito mais cedo que nós para estar ali e nos levar onde precisamos, de já dar uma caprichada "patada" no primeiro colega de trabalho que cruzar o meu caminho, e de não receber nada de bom de volta, porque não demos nada de sutil a vida.

Dizer para a amiga que ela está uma gorda imensa, para a mãe que o presente ganho não presta porque é de marca ruim, para o subordinado que ele só faz m&rd@... Pode até ser verdade, mas é realmente necessário ser dito nessas palavras? Amiga está tudo bem com você, notei que deu uma engordadinha, está com algum problema? Mãe obrigada pelo presente, você foi fofa, mas li que essa marca está dando muito defeito, podemos trocar? Fulano você precisa ter mais atenção ao seu trabalho, está errando muito e isto não é conveniente para a empresa...

Foto: reprodução

É simples, mas estamos tão ocupados na correria do dia a dia que passamos por cima dos sentimentos das pessoas e nem percebemos. Honestidade não é sinônimo de grosseria, e não precisa ser assim. O mundo está um lugar cada vez mas complicado de se viver e a culpa disso é nossa, porque só vemos os nossos umbigos, a nossa pressa, a nossa falta de paciência. Não paramos um segundo antes de falar para pensar no que o outro vai sentir, vai pensar, no tempo que ele gastou para me agradar, na boa intenção que teve, em nada. Afinal eu sou honesto e sincero e é lícito dizer o que vier a minha mente!

E precisa mesmo disto gente? Precisa mesmo ser grosso para dizer a verdade? É permito, mas será que é conveniente em todo momento? O que você acha desta questão? Deixe aqui nos comentários para gente enriquecer a conversa, e se gostou por favor clique em seguir este blog para me ajudar.




6 comentários:

  1. Esse assunto é muito delicado, né?
    Porque as vezes a pessoa não está sendo grosseira...
    As vezes a pessoa que está ouvindo é quem é/ está muito sensível.
    Algumas verdades não nos caem bem... As vezes você até expõe um defeito meu com muito jeitinho, mas tem gente que não está pronta pra ouvir, independente do cuidado que se tenha pra falar...
    Super concordo que há jeitos e jeitos de falar... Mas as vezes as pessoas tentam com jeitinho e não dá resultado... Aí uma hora a paciência acaba...
    Polêmico... Interessante, mas complicado, rs...

    Ju Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ju super complicado, mas acho que ir com jeitinho sempre cai bem. Beijos

      Excluir
  2. parece que estou lendo o que escrevi, minhas idéias kkk... assunto bem complicado e com muita coisa para se debater.

    thingsdafernanda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Foi feito um estudo sobre o tema nos EUA e o resultado foi que as pessoas que falam palavrões tendem a ser mais honestos e confiáveis.Entendo assim, que não estão falando se esta certo ou errado falar palavrões e sim que as pessoas tendem a serem mais honestas. confiáveis e mais felizes, pois nao escondem e camuflam os sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heberson!!! Não tenho nada contra os palavrões, mesmo porque eu falo palavrão "bagaraleo" hahahahaha. Eu prefiro sempre as pessoas honestas e confiáveis, odeio aqueles tipinhos cheios de mimimi que descem a lenha em vc na sua ausência sabe? Prefiro mil vezes alguém que me mande para a pqp na minha cara, sempre! O que levantei nesse texto na verdade, ou pelo menos o que quis falar e talvez não tenha sido muito clara, é a forma das pessoas próximas de vc te falarem as verdades da vida. Tem muita gente grossa, falando grosserias que te machucam, disfarçadas de honestas. E quando falo grosseria, não me refiro a palavrões, porque tem jeito de machucar muito mais com palavras bonitas do que com um vtc, sabe? Obrigada pelo comentário, acho que acrescentou uma questão importante que eu não tinha pensado. Abraço

      Excluir