13 de nov. de 2015

Como se preparar para uma prova

Oiiiiiiiiiiiiiiiii gente! Tudo bem?

É certo que quando esse post for publicado a minha prova já vai ter passado e com ela a minha agonia e sofrimento. Mas vou aproveitar que nesse momento estou nervosa com a mesma, e que estou fazendo uma pausa nos estudos após o almoço e vou dar os meus conselhos sobre como se preparar para uma prova. No sábado 07/11 farei o meu exame de nível B1 em alemão, e sim estou enlouquecendo e morrendo de medo de não passar. Frente a isso fiquei me lembrando dos pontos fortes que tive nessa caminhada de dois meses até a prova e vim dividir com vocês 10 dicas muito bacanas para se preparar para uma prova, seja ela qual for.


1: Estude antes. É que, não tem milagre né gente? Nessa hora você mostra exatamente o que sabe ou o que não sabe. É meio clichê dizer isso, sim eu sei... Mas é que já fiz centenas de provas na vida e o fato é que quando eu não estudei, nem rezando para o santo das causas impossíveis eu me dei bem. Estudar antes, com antecedência e aos poucos sempre funcionou melhor do que esperar por um milagre.

2: Como estudar? Já quebrei muito a cabeça tentando decorar a matéria um dia antes da prova e me dei super mal. Depois de quebrar a cara inúmeras vezes entendi que a coisa não funciona assim. Melhor é dividir o que se precisa saber pelo tempo que você tem até o dia da prova. Estudar todos os dias o máximo de tempo possível. Chegar em casa após a aula/cursinho e rever a matéria do dia, se não entendeu bem do que se trata, buscar ajuda de quem saiba a respeito. Não conhece ninguém? Uma busca na internet sobre o tema sempre me ajudou, várias vezes os "professores" do You Tube foram mais esclarecedores para mim do que meus próprios professores. A internet está aí a nossa disposição, vamos fazer um bom uso. Existem blogs e canais sobre absolutamente tudo hoje. É só buscar que sempre tem explicação para o seu problema.

3: Ficar calmo. Nervosismo não resolve nada, só piora. E esse ponto é para mim, que não tenho um botão de desligar nervosismo hahahahha. Mas é fato que quando você se estressa a adrenalina sobe, a concentração piora, você esquece o que sabia e as coisas não funcionam. Eu sempre fico nervosa antes do teste, não consigo mudar isso. Mas na hora que entro no local da prova eu literalmente ligo o botão do f0d@s e vou fazer a prova. O que eu sei está ali comigo e o que eu não sei não tenho nada a fazer a respeito, e sofrer por isso não me torna mais sábia, muito pelo contrário. Vou com a certeza de fazer o meu melhor possível. Tenho ainda a receita de um cházinho natural e calmante aqui, tomar a noite ajuda a relaxar.

4: Concentração na hora da prova. Foca na sua prova e se concentra nela. Presta muita atenção no que a questão está te perguntando. Já errei tantas questões por falta de atenção e sempre morri de ódio quando fui corrigir e percebi que eu sabia a resposta correta e só não marquei porque estava voando ou porque caí na pegadinha. E aquele povo que vai para o concurso público, Enem ou vestibular com saco de chips, chocolate, sanduíche, etc. E fica roendo aquela merda que fede a sala toda (eu também adoro chips, mas que é fedorento é). Pra que isso gente? Não tem comida em casa não? Vai morrer se passar ali uma vez na vida umas 4 horas sem comer? Água tudo bem levar, ainda mais no Brasil que é super quente, mas acho que o tempo e a concentração que se perde abrindo embalagem,  mastigando e comendo podem não ser recuperados. Sem contar que ainda atrapalha todo mundo que está perto. Coma um boi após a prova se necessário, mas durante a prova tenha foco e esqueça o resto do mundo.

5: Colar, não cola! Esquece essa coisa de colar. Isso pode funcionar na escola, mas você está enganando e mentido para você mesmo. E em grandes provas como concursos públicos, vestibular, Enem, etc é quase que impossível conseguir colar. Então é melhor estar acostumado a pensar sozinho, a raciocinar sobre a questão do que perder tempo bolando estratégias para copiar do colega, sendo pego e passando vergonha. Estude antes o máximo possível, se prepare e depois sinta como é bom saber que deu certo porque você sabe fazer, porque você aprendeu, porque você se esforçou. A vitória é muito mais saborosa quando é você que conquista.

6: Faça resumos e anotações. Deixar nossa mente ocupada de tudo é perigoso, pois podemos nos esquecer de pontos importantes. Faça sempre anotações e resumos das matérias e volte a lê-las no final da semana por exemplo, para relembrar. O nosso cérebro arquiva as lembranças que não usamos constantemente, então é sempre bom "refrescar a memória". Com o tempo você pode ir acrescentando mais dados importantes nas suas anotações. O importante é sempre fazer uso do que foi aprendido para que não seja armazenado "no fundo do arquivo".


7: Converse sobre o assunto estudado. Encontre um amigo que vai participar da mesma prova e conversem a respeito da matéria. Se é uma prova de língua como a minha, converse na língua da prova para treinar vocabulário. Se é uma prova sobre a segunda guerra, façam um debate sobre a mesma. Se é uma prova sobre direito, tentem interpretar as leis juntos. Fica mais fácil e divertido fazer isso de vez em quando. Sem contar que um ajuda o outro, sua dúvida pode ser o ponto forte do outro ou o contrário. É muito mais divertido assim e você aprende sem a pressão de estar obrigatoriamente estudando.

8: Faça simulados. Os simulados ajudam muito para você se acostumar ao formato da prova. Encontrar um modelo de prova desconhecido pode atrasar um pouco a sua vida. Mas se você já domina o modelo da prova, acaba tendo um pouco mais de facilidade e rapidez em fazê-lo. Além do mais o simulado quebra pelo meio aquele medo do desconhecido, é claro que você não consegue saber exatamente o que a questão vai te pedir, mas já sabendo o modelo de questão facilita até para estudar e se preparar para ela.

9: Saia cedo de casa no dia da prova. É muito típico no Brasil ver pessoas acampadas em portaria de shows para ver seu cantor preferido, mas no dia da prova consegue chegar atrasado. Gente isso é muito feio. Programe-se para sair mais cedo de casa, é melhor chegar meia hora antes e esperar um pouquinho, ter tempo para fazer um xixi, encontrar o lugar com calma, etc. do que se atrasar, chegar desesperado, ter que correr, elevar o seu nível de estresse e nervosismo. Imprevistos é claro que acontecem, pneus furam, trânsito engarrafam, coisas ruins acontecem... Mas se você tem uma folguinha no horário tudo se resolve com mais tranquilidade. Tenha pena do seu próprio coração, é muita pressão para o coitado. Levanta uma hora mais cedo se for preciso, um dia só não mata ninguém, e chegar com calma ajuda muito na sua concentração.

10: Descanse! Não adianta também ser o oposto da maioria e ficar alienado nos estudos, com a cara nos livros 24 horas por dia. Todo ser humano precisa sentir prazer na vida, então tire um momento para você se divertir. Se sua meta é por exemplo estudar muito de segunda a sábado, faça do seu domingo um dia sagrado de diversão. Ria, encontre amigos, namore, veja seus filmes e séries preferidos, cozinhe, jogue ou seja lá qual for o seu melhor hobby, faça-o. Sua mente precisa de um tempo de laser para se refazer e estar pronta para absorver ainda mais conteúdo depois de um bom descanso. E um dia antes da prova meu queridos, o que aprendemos aprendemos, o que não aprendemos não vamos aprender em um dia. Então tire o dia para se distrair, descansar e ser feliz. Pense em tudo menos na sua prova. Relaxe porque amanhã vai dar tudo certo!

Essas foram as minhas dez dicas para se preparar. Muitas delas aprendi com outras pessoas, muitas delas aprendi depois de muito errar nessa vida. Independente de qual seja boa para você, espero que te ajude a obter sucesso. Toda boa sorte do mundo na sua prova, estou torcendo por você. E antes de publicar eu provavelmente venho aqui atualizar sobre como foi a minha. Não se esqueça de indicar o link para as pessoas que estão passando por um momento de preparação também. Lembre-se também de clicar em seguir esse blog para me ajudar a deixá-lo grande e para receber as novidades sempre em primeira mão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário