13 de dez. de 2015

Feiras de Natal em Hamburgo

Oiiiiiiiiiiiiiii gente! Tudo bem?

Hoje vamos ter um post muito lindo e cheio de fotos onde mostro as minhas impressões sobre o Natal em Hamburgo.

Confesso que eu fiquei um pouco decepcionada com a decoração das casas. Sempre ouvi aqui que eu amaria o dezembro porque é muito iluminado, porque as luzes são lindas, porque as casas ficam decoradas... É certo que a decoração aqui é maior do que a que vi em Santa Luzia e BH no último ano, e sim é bonita e mais caprichada do que as que eu estava acostumada a ver. Mas a propaganda foi tão grande que eu acho que meio que imaginei um cenário de filme de Natal mesmo, onde 99% das casas são iluminadas, e não é bem assim...

Mas tudo bem! Não deixa de ser bonito, só não é como eu esperava, mas eu sou muito exigente então com certeza é tudo lindo. Uma coisa bonitinha que eu vi, são as velinhas dos quatro adventos, acho que toda casa (ou a maioria) tem um arranjo com as folhas de pinheiro e as velinhas, onde se acende uma por cada domingo do advento, isso eu achei lindo.

Arranjo com as velas para os adventos da academia que meu marido trabalha. Achei esse lindo porque tem cores suaves.

Em compensação a minha decepção sofrida com a decoração das casas, as feiras de Natal são muito legais, muito mais bonitas do que eu pensei e, eu venho amando passear por elas. A começar pelas barraquinhas que são mini casinhas de madeira, muito lindas. Elas são tipo barraquinhas das nossas festas, onde se vê de tudo... Comida, bebida, artesanato, peças de roupas, bugigangas, etc. Só que como é uma feira de Natal, é tudo voltado para essa comemoração, as comidas e bebidas típicas daqui, artigos de decoração de Natal, toucas e cachecóis para o frio, caixinha de música, bolas de natal, etc.

Simone Jahnke Fotografie - vista aérea Rathausmarkt

Este dia experimentei pela primeira vez o famoso Glühwein. É uma bebida alemã que lembra o nosso quentão mas que ao mesmo tempo não tem nada haver. Eu achei maravilhoso, e no primeiro dia bebi seis canecas!!! Eu sei foi exagerado, mas estava gostoso, e quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. A forma de servir deles é muito interessante, quando você compra um Glühwein ele vem bem quente e nesse frio é tudo o que você precisa para se aquecer. Percebi cravo e canela "na fórmula" mas não sei descrever o que mais vai nele. Você ainda pode acrescentar alguns licores, eu indico Amaranto que fica muito bom. Ao pedir a sua bebida nessas feiras, você será cobrado de um valor a mais, nesse meu caso foram dois euros, que são pela caneca. Você pode levar ela para casa no final ou devolver no quiosque e pegar seu dinheiro de volta. Achei muito inteligente essa ideia.

Glühwein


Minha amiga Olga e eu, calma a terceira caneca era da nossa outra amiga que fotografou.
As feiras ficam lotadas a noite, o que não significa que fiquem vazias durante o dia. Neste dia por exemplo era uma quarta feira por volta da uma da tarde e já tinha bastante gente. 



Essa barraca com a pirâmide é a que eu disse que tem o melhor Glühwein
Essa próxima foto é a "barraca" mais famosa de artigos de decoração, a Käthe. Eles fazem tudo a mão e 95% dos artigos são de madeira. Tem cada coisa mais maravilhosa do que a outra, eu em particular amo os presépios e as caixinhas de música, mas tem de tudo um pouco. É claro que por serem produtos manuais o preço é caro. Infelizmente é proibido fotografar dentro da loja.

Barraca Käthe Wohlfahrt


É claro que como boa gulosa que eu sou, a minha primeira parada é nas barracas de Wurst. Não tem jeito pra mim com isso gente, acho delicioso. Mas tem comida para todos os gostos. Vi uma barraquinha de espetinhos, onde vendiam espetinhos de porco e peru, provei o de peru (porque nunca havia visto um espetinho assim) e achei delicioso também. Aos amantes de doces também existe variedade: 

A famosa "Original Thüringer Bratwurst" que vem do estado Thüringen.

Hamburger Knüppel é um tipo de salame, na próxima eu como e digo se é gostoso.

Barraca de Crepes, geralmente aqui são doces. Ao lado barraca de balas e doces

Isso me pareceu uma Nhá Benta, mas não provei, na próxima falo para vocês certinho

Sabe o amendoim caramelizado que vende no ponto do ônibus? Multiplica por 100 que é a gostosura dessas amêndoas aqui. O nome delas é gebrannte Mandeln. Não sei como eles fazem isso gente, mas sei que tem canela na fórmula e é muito gostoso. Tem vários tipos e eu quero provar um por um hahahaha, pois você cheira elas de longe! Esses corações são os Lebkuchen, eu não gosto mas pelo tanto que vejo a venda em todos os lugares que vou, acho que é bem apreciado pelos alemães. Você prova um e me conta se gostou, tá?

Barraca da gebrannte Mandeln, parada obrigatória pra mim 

Mais uma barraca de Glühwein e Feuerzangenbowle

Amei esses barris como "mesinhas" para você parar e comer ou beber algo


Entre as barraquinhas com roupas só fotografei essa, que vende toucas, coletes, luvas e vários artigos de inverno. E pra me morder de raiva, só agora escrevendo é que vi as toucas com carinha de bicho no cantinho direito, vou precisar voltar lá para comprar uma. Estas com pompom de pluminhas também estão sendo muito usadas aqui, vejo sempre nas ruas. 

Barraquinha do inverno


Outra parte encantadora são as barracas de artigos de decoração. Tem anjo, tem Papai Noel, tem bolinha, tem rena, tem presépio, tem diversos tipos de luminárias, tem mini árvore de Natal, tem caixinha de música, tem, tem, tem... Tem tanta coisa que da vontade de comprar tudo e levar para casa. As minhas preferidas são as luminárias.

Barraca de artigos de decoração 

Barraca de artigos de decoração 

Barraca de artigos de decoração

Olhem essas caixinhas de música que coisa mais lindas

As duas próximas fotos são as "janelinhas" da loja Käthe. Infelizmente é proibido fotografar os itens dentro da loja, provavelmente para evitar cópias, né? Mas como não tinha nenhum aviso sobre fotografar por fora eu me arrisquei. Esses dois tipos de enfeites são muito utilizados nas janelas aqui em Hamburgo, elas tem luzinhas e quando acesas ficam maravilhosas. 

Luminária de janela

Luminária de janela 

As barracas de velas também são um espetáculo a parte. As velas são muitas vezes pintadas a mão, tem formas e cores vibrantes. Eu amo velinhas então preciso sempre ficar um tempo aqui por perto apreciando. Tem umas tão lindas que eu sinceramente nem compraria porque jamais acenderia uma vela assim para não estragar. Ou compraria e deixaria ela lá pra sempre apagadinha. 

Barraca das velas

A noite a feira vira um espetáculo a parte com todas as luzes. Infelizmente estava tão cheio no dia que fomos que já era difícil caminhar, o que dirá tirar uma boa foto de dentro da feirinha. Então fotografamos por fora para vocês verem um pouquinho do que é essa maravilha. 

A menina da touca vermelha

Olha o tamanho dessa árvore de natal! De dia eu não dava nada por ela, mas a noite a mágica acontece 

Trio quebra nozes, eles quebram e eu como

visão geral da feira

A noite na praça da Prefeitura (Rathausmarkt) o "Papai Noel" passeia com o seu trenó de hora em hora fazendo "ho ho ho" e encantando as criancinhas e os adultos. A foto não mostrou como eu queria mostrar o trenó, mas a seta indica a intenção, ok?

Papai Noel e seu trenó
Esta foto não tem nada haver com a feira de Natal, pois se trata do Hauptbahnhof (estação central). Mas eu achei a decoração tão bonita, e esse globo é tão grande e iluminado que eu resolvi mostrar. Acho que o globo é uma "bola de natal" de Hamburgo.

Hauptbahnhof

E por fim o lindo e eu no início do passeio, fazendo uma "selfiezinha" para agradecer a presença de vocês! Que o Natal seja lindo para cada um de vocês e seus familiares. Que reine em seus corações a paz, o amor e a esperança em dias melhores que certamente virão. Muita saúde e felicidades a todos.
 

Olha bem para a nossa carinha e entenda que é carinha de criança pedindo de Natal que você compartilhe o nosso bloguinho, que clique em seguir esse blog para receber as novidades sempre em primeira mão e nos ajudar a crescer.

Um comentário:

  1. Que lindo!! Aproveita, Gi!! Eu fui várias vezes em várias feiras, mas foi uma época onde eu tava sofrendo muito de transtorno de ansiedade e completamente sem grana, então às vezes nem podia curtir muito, mas só de olhar as barraquinhas, todos esses trabalhos artísticos, já valia a pena!
    O inverno não é muito decorado mesmo, até pq alemão é super simples quando se trata de decoração. O que tu vai amar mesmo é a primavera! Tudo florido, as pessoas ficam super felizes no calor, tem a temporada das piscinas(que mais parecem parques aquáticos!).
    Beijos!

    ResponderExcluir