26 de dez. de 2014

TPM X Menstruação

Oi pessoal! Tudo bem?

Hoje vim falar de um assunto meio tabu, mas que nem sei o motivo de ser já que toda mulher passa por isso e todo homem nasceu de uma mulher... Vou tentar ser o mais leve possível já que o assunto desagrada algumas pessoas. E você que concorda, discorda ou tem informações a acrescentar por favor deixe aqui nos comentários pra gente.

O primeiro ponto que eu gostaria de abordar, é que por mais que me pareça óbvio é que TPM é uma coisa e menstruação é outra muito diferente... Não dou conta gente, há quem confunda essas coisas!!! Já tiveram algumas amigas minhas vindo pedir absorvente porque estavam com TPM... (oi? Não é melhor uma maracujina não filha?)

Perai colega! TPM é uma coisa e menstruação é outra muito diferentes. Apesar de serem extremamente desagradáveis e de acontecerem em períodos muito próximos mensalmente em nossas vidas, são coisas distintas.



A TPM é uma abreviação para tensão pré menstrual (já ouvi que é treinando para matar, e ri muito hahaha), ou seja os incômodos que acontecem dentro dos dez dias que antecedem o seu período menstrual. São os ataques de nervos, ansiedade ou chilique que damos sem motivo aparente. É o choro fácil, pernas doendo, seios inchados, retenção de líquidos, vontade de matar todos ao redor sem uma razão específica. Ah eu particularmente, além disso tudo acima, ainda me sinto um dragão de feia e a pessoa mais infeliz do mundo.


Brincadeiras a parte, o assunto é serio, ao contrário do que alguns dizem (ah é frescura!). A principal causa dessa perturbação em nossa vida é a alteração hormonal que interfere diretamente no sistema nervoso central. A concentração dos hormônios sexuais variam muito no decorrer do ciclo menstrual, o estrógeno começa a ser produzido assim que termina o ciclo menstrual e atinge seu ápice por volta do 14° dia do ciclo, quando começa a cair e o corpo aumenta a produção de progesterona. Sendo que o nível desses dois hormônios podem chegar a zero no período menstrual. Gente isso é quase um tsunami interno, a gente tem sim motivos para alteração de humor sofrendo tanta alteração hormonal. Basicamente não há um dia em que os níveis hormonais de uma mulher estarão iguais, hoje com certeza a taxa é diferente de ontem que vai ser diferente de amanhã.

O ideal é tentar manter a calma mulherada, tentar ser racional e menos emocional. Exercícios físicos também são indicados porque ajudam a liberar endorfina, que são hormônios ligados as sensações de prazer, que por si atenuam muito alguns sintomas da TPM. Mas se as coisas estiverem ficando extremas, em níveis incontroláveis, o melhor é procurar logo um médico, que poderá receitar algum medicamento paliativo.


Para os homens ao redor mais calma ainda, eu sei que é difícil mas tenham paciência conosco.
Presenteiem com um chocolatinho que costuma ajudar a amansar as feras, a gente fica feliz e docinha. Elogie, trate com carinho a doida que daqui a poucos dias ela melhora.

Já a menstruação, é o que vem depois dessa chuva de sensações esquisitas. Como se não bastasse tanta coisa incômoda ainda vem a pior parte... Esse é o momento em que seu corpo libera o endométrio (membrana interna do útero que serve como uma "cama" para o possível bebê) que é eliminado do seu corpo junto do óvulo não fecundado através de um um sangramento


.Muitas mulheres passam tranquilamente por esse período, tendo apenas o incômodo de precisar de uma higiene intima maior e mais detalhada. Já outras sofrem bastante com cólicas que podem ser toleráveis ou intensas, precisando ser medicadas no segundo caso. Essa fase dura de 3 a 5 dias, variando a intensidade do fluxo em cada mulher.

Particularmente o que mais me incomoda nesse período é a cólica, sempre sofri muito com essa danada, a ponto de ir parar no hospital de tanta dor. Hoje em dia a intensidade da dor é bem mais controlada, geralmente Buscopam e bolsa de água quente na barriga resolve o meu problema, mas já passei por vários médicos e medicamentos até chegar nesse estágio. Acho que todas que sofrem com essa dorzinha devem procurar um médico e se esse não resolver ir em outro, até ficar em um nível tolerável. Por mais incrível que pareça houve uma médica na minha vida que me disse que eu teria de tolerar a dor, e isso é um absurdo, já que existem formas de melhorar isso.


Uma coisa que me incomoda demais é esse preconceito de algumas pessoas quanto aos sintomas tanto da TPM quanto da menstruação. Ainda nos dias de hoje existem pessoas que te olham torto, insinuando que é frescura, fingimento ou corpo mole. Sim, existem ciclos que a gente consegue levar numa boa, quando os sintomas não são tão fortes e você consegue tolerar e/ou controlar, assim como existem ciclos mais complicados, onde os sintomas são mais fortes. Tudo varia entre uma mulher e outra, entre um ciclo e outro.  Penso que as pessoas, tanto mulheres quanto homens, precisam ser mais tolerantes e não jugar, pois cada um sabe a dor e o desconforto que sente, e imagino que as pessoas sejam éticas quando dizem que estão com dor, inventar que está assim ou assado só para ficar ocioso é ridículo.

Bom pessoal, acho que é isso! Esse post foi mais um desabafo mesmo porque não aguentava mais as meninas confundindo ou chamando urubu de meu louro hahahaha. Cada coisa em seu lugar e a vida vai seguindo com um pouquinho mais de informação. Se você tem uma dica bacana ai para controlar esses sintomas deixa aqui nos comentários pra gente, porque é trocando experiências que a gente cresce! Se você gostou indica para alguma amiga que precisa de dicas, ou algum homem preocupado em saber mais sobre as mulheres, para cuidar delas depois. Clica também em "seguir este blog" para ter sempre em primeira mão todas as novidades que pintarem por aqui.

Muito obrigada!
Beijos 
Gi

4 comentários:

  1. Oi Gi, gostei munto do post, é semre bom ter maiores informações sobre a TPM que quando não nos ataca, ataca uma amiga rsrs, acho que já tive todos os sintomas, quando eu fiquei moçinha foi extremamente pior, ali sim eu estava Treinando Para Matar rsrsrs.
    Beijos
    http://comdebyduar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até hoje viro um cão chupando manga Debora, tem meses que são piores outros melhores, mas é bom entender um pouquinho da alteração dos hormônios pra gente se sentir menos louca hahaha. Obrigada flor, beijos

      Excluir
  2. Oii! Adorei sua postagem!!! TPM realmente é um negócio muito sério, eu choro muito durante esses dias, fico nervosa e depressiva. Minha atual médica diz que até os próprios remédios para dor podem alterar o ciclo, pq tem hormônios da sua composição. No meu caso _ que tenho hormônios em excesso, isso vira uma bagunça, eu fico terrível.
    Beijos
    http://madrugadasempoderes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina se com hormônios normais eu já tenho vontade de matar um, como vc consegue não matar 2 pelo menos? hahahaha brincadeiras a parte a gente sofre mesmo, e a melhor forma é a que vc fez, ir ao médico e se instruir e lidar melhor com o problema. Essa dos remédios para dor interferirem eu não sabia, mas vou tentar evitar um pouco para ver se ajuda. Muito obrigada, beijos

      Excluir