12 de jul. de 2013

Reeducação alimentar está dando certo pra mim

                Sempre fui uma pessoa bem comilona, acho que uma das melhores coisas que se tem nessa vida é comer. Adoro o sabor dos alimentos e principalmente tudo que engorda e faz mal como doces, frituras, churrasco, etc. Isso nunca tinha sido problema, porque eu costumava gostar muito de musculação, alem de caminhar sempre, então podia comer muito sem ter problemas. Mantinha um peso entre 54 a 58 quilos. Mas quando entrei para a faculdade as coisas começaram a ficar diferentes. Como trabalhava o dia todo e estudava a noite, não tinha mais tempo para exercícios físicos, mas ainda estava estável com faixa de 64 quilos, o que não era perfeito, mas também não era problemático...

                Para piorar de vez, em janeiro de 2009 meu pai morreu o que além de ter sido traumático mudou minha vida em família completamente e pra pior. Foi sem sombra de duvidas a pior fase da minha vida, nada mais dava alegria, tudo passou a se resumir em problemas e tristeza. Então eu comia... Comia por tristeza, por ansiedade, por frustração... Porque comer era o único prazer que tinha na vida... E foi assim por muito tempo, até que cheguei a 70 quilos.  Nessa época não tinha o habito de me pesar então quase enfartei quando o endocrinologista me disse esse peso, sai do consultório e passei em três farmácias para conferir se era tudo isso mesmo, e era... Então fiz a dieta e utilizei o medicamento que ele prescreveu, e consegui voltar para quase 60 quilos. Foi ótimo, mas o medicamento além de me fazer sentir nojo da comida, me deixava louca dos nervos, eu brigava com todo mundo (que o diga a Dani que me aguentou na comissão de formatura)... Era uma raiva que eu não sabia explicar de onde vinha até ler sobre o tal medicamento que alterava as funções nervosas... Então cortei o uso e lógico, engordei de novo e mais, atingi os 75. Fiquei estável nesse peso, tentava as dietas de novo, mas sempre desanimava no meio do caminho porque sem o remédio era muito difícil conter meu apetite de leão. Nas férias do ano passado viajei para a casa dos pais do meu noivo, e lá atingi os 80 quilos em 20 dias. Lógico que exagerei horrores lá, era refrigerante em todas as refeições, muita batata frita, salsichão, sorvete e chocolate. Quase morri quando percebi esse peso horrível, surtei quando a calça que eu usei na viagem de ida não fechou... Voltei pra casa pensando que voltando a rotina, os quilos extras sairiam, mas ainda assim não conseguia seguir uma dieta. Passei mais alguns meses oscilando entre 79 e 80 quilos...
Sempre os fatos ruins da minha vida me fazem comer desesperadamente... Chegava ao cumulo de almoçar ou jantar bem, e meia hora depois sentir fome do estomago doer, (isso e fisiologicamente possível?). Acho que é meio doentio mesmo. Pois em outubro de 2012 perdi um emprego que eu amava... E sofri muito com essa perda, acho que não sei lidar com perdas muito bem, mas considerando me conhecer nesses momentos, já fiquei mais esperta, com um olho na balança  o outro no meu prato. Mantive o meu peso pelos próximos dois meses.
                Em janeiro desse ano resolvi dar um basta nisso. Estava sim com mil e um problemas, passando por uma fase péssima, mas se usasse isso para continuar comendo como uma porca louca ia atingir a casa dos 100 rapidinho. Então logo após o réveillon comecei a minha dieta (sim muito clichê, mas quem nunca?). Não procurei nenhum profissional desta vez, porque já tinha buscado ajuda de no mínimo cinco diferentes e a receita é a mesma, e eu já sei apenas não faço (num próximo post vou dar a dicas dos profissionais que mais gostei). Então comecei mudando os hábitos cortando a zero o refrigerante (confesso, minha boca saliva nas propagadas da coca cola, mas tenho de ser forte), açúcar só das frutas, frituras cortei... Dou sempre preferência para legumes e verduras, como mais frutas e bebo muita água durante o dia. Mas somente isso pra mim não é o bastante, porque eu sou gulosa, e eu como quantidades grandes, e não adianta fazer boas escolhas e comer quantidades absurdas. Então eu anoto tudo (absolutamente tudo) que eu como durante os dias. Parece chato, mas depois que me acostumei não sinto mais incomodo, tenho um aplicativo no celular que ajuda muito, pois ele contabiliza quantas calorias que eu ingeri (clique aqui) além de você poder ir acompanhando o emagrecimento por um gráfico gerado a partir das suas entradas de peso. Procuro manter uma dieta de no máximo 1500 calorias por dia, pois foi a dieta que eu mais me identifiquei. Não suporto aqueles cardápios prontos que os nutricionistas passam, preciso de praticidade no dia a dia e poder escolher livremente em cima do que eu tenho a disponível. Acredite consigo comer bem e me sentir saciada, e nos dias que fico bem abaixo dos 1500 me permito a gracinhas como um chocolatinho. Claro que muita gente não vai se identificar com esse tipo de dieta, e não estou dizendo que seja a melhor, apenas que foi a melhor pra mim. Como gosto de vários legumes e frutas consigo me alimentar bem sem ter níveis imensos de calorias. Ah e sem utilizar nada de remédios, que é ótimo. Buscar um profissional para adequar uma dieta ao seu jeito de ser é o melhor a ser feito.
                O resultado é visível, em pouco mais de um mês de dieta já alcancei os 75, as roupas começam a ficar mais larguinhas e me sinto mais disposta. Não fiz exercício físico, infelizmente. Como estou desempregada não consegui entrar em uma academia, tentei fazer caminhadas, mas janeiro choveu muito, então não posso dizer que fui bem. Mas espero que fevereiro isso seja melhor. Minha meta ainda está bem longe de ser cumprida, quero ficar abaixo dos 60. Mas isso não tem me preocupado, pois estou trabalhando com pequenas metas mais fáceis de alcançar, a cada 2 quilos perdidos é uma meta cumprida, e busco me dar uns presentinhos por essas metas. Já me dei uma paletinha de sombras nos 78 quilos e um joguinho de pinceis de maquiagem nos 76. Ainda não sei qual será o meu prêmio ao chegar nos 74, rsrsrs.
                Não vou dizer que tem sido fácil, pois como disse no começo do post, eu como por ansiedade e por gostar de comer. Estou passando por uma fase complicada da minha vida, e isso tem me exigido esforços muito maiores do que seria em um momento normal. Tenho meus dias de fracasso e momentos de exagero, mas quando percebo isso retomo as rédeas no mesmo instante, nunca deixo para recomeçar a dieta amanha, porque ganhar 200 gramas é muito fácil, mas perder é triplamente difícil.
                Duas coisas que me ajudaram muito a seguir meu propósito é o blog da Camis, (clique aqui) que é uma menina linda que venceu essa briga com a balança, e hoje nos da muitas dicas legais de saúde e bem estar, super indico. Ela também escreveu um livro que infelizmente não tive ainda a oportunidade de ler, mas quero muito.  Outra dica que me ajudou muito foi o livro Pense magro – a dieta definitiva de Beck, de Judith S Beck, que te ajuda muito a dominar os pensamentos sabotadores da dieta, que te faz se questionar se vale mesmo a pena ter alguns segundos de prazer com a comilança ou não comer e ficar muito feliz por alcançar a meta de perda de peso.
                Bom pessoal, acho que por enquanto é isso, estou feliz e seguindo em frente rumo aos 60. Vou atualizar sempre como anda a dieta e prometo dividir com vocês as dicas interessantes que encontrar. Acho que o primeiro passo é querer de verdade, ter muita força de vontade e não desistir dos seus sonhos. O meu hoje não é apenas voltar a ser mais magra como era antes, mas também de controlar meu colesterol que está altíssimo, ter fôlego novamente para caminhar sem bufar, a ser saudável, e consequência disso tudo é ficar mais bonita, me amar de verdade, me valorizar. Quem está comigo coloca o dedo aqui!!!

Aqui vão duas fotos, uma antes de ser gordinha e uma no ápice da minha gordura. Quando atingir os 70 posto um antes e depois para compararmos.

Antes da faculdade, média 58 kg

Férias agosto 2012 - 82 kg

Quando chegar aos 70 posto uma foto do durante a dieta, para podermos comparar a diferença que sãp 10 quilos.
Gisele Paiva
12/02/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário