13 de jan. de 2015

Retomando bons hábitos - Vida saudável

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vim falar de um assunto aparentemente bobo, mas que são de extrema importância em nossas vidas, e que se não prestarmos atenção acabamos por não colocar em prática. Eu mesma me dei conta que estava deixando o básico de lado, me preocupando com coisas grande e esquecendo de algumas pequenas que são tão importantes para um bem viver, veja alguns exemplos:

* Beber no mínimo dois litros de água por dia...
Eu bebo água feito um camelo - hahahahaha é serio - nunca tive dificuldades em beber mais que dois litros de água em um dia e confesso que acho uma frescura incalculável quando minha mãe afirma que não consegue beber isso. Na verdade sinto sede, por isso não entendo como as pessoas conseguem não beber água direito. No entanto a senhora camelo que vos fala, por estar desde outubro em casa acabou que se acostumando mal e parando com o bom hábito da garrafinha de água na mesa de trabalho... Então quando percebi isso, providenciei um copo de 400 ml que já deixo do lado do filtro, tenho que tomar no mínimo dois copos desse de água pela manhã e mais três entre a tarde e a noite. Pronto, assunto resolvido e o que passar disso é vantagem, nesse calor então nem se fale! Indiquei um aplicativo aqui que te lembra de beber água, muito legal, confere lá depois.

A importância do consumo de água - Foto Google



* Movimentar-se um mínimo que seja...
É incrível o quanto a inércia me atrai. Eu seria capaz de pagar para ficar quietinha em casa sem precisar sair na rua, principalmente nesses dias de sol escaldante. Mas pode isso? Claro que não, o ser humano não é uma pedra e precisa se mexer! Então como estou com preguiça de investir em uma academia (matricula, avaliação, mensalidade, mimimi) para sair em fevereiro ou março por causa da mudança, retomei a minha caminhadinha básica... Gasto vergonhosamente uma hora exata em cinco quilômetros de caminhada, mas estou lá de bonezinho e filtro solar fazendo a bendita, e acreditem por mais que volte suando feito louca, me sinto muito melhor e bem disposta no restante do dia.

A importância de uma atividade física - foto Google

* Refrigerante pra que?
Nesse calor aquela Coca Cola geladinha te agrada? Porque eu chego a salivar! Eu acho que refrigerante é delicioso, não sou hipócrita de dizer o contrário... Eu amo Guarapam e Guaraná Antártica. Geladinhos e cheios de bolhinhas
de gás hum... Mas essa porcaria tem muito açúcar, e quando digo muito estou dizendo quantidades absurdas!!! Então melhor pedir um suco natural colega, porque nele pelo menos há ingestão de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Evitar sempre que possível o refrigerante caso não seja possível o corte de um vez, porque é só gostosura sem nenhum acréscimo positivo para a sua saúde.

Média de açúcar para 2 uma lata de refrigerante - foto Google

*Evitar o açúcar
Este é outro item complicado para muitas pessoas, mas no meu caso a dificuldade está na grande maioria porque o André me boicota me dando chocolates e balinhas de goma (maridinho romântico)hahahaha. Brincadeiras a parte, podemos conseguir um 'açúcar" melhor para o nosso organismo consumindo uma fruta no lugar de um doce, o que novamente virá acompanhado de vitaminas. Claro que você pode tirar um dia para comer seu pudim de leite condensado tão amado, mas coma um pedaço e não o pudim inteiro. A saciedade que um pedaço dá, é igual a de comer o pudim inteiro, a diferença é a sua saúde e o seu peso na balança. Durante a semana esquece seus doces amados e foca na uva, no morango, na pera, na maçã... Ou sei lá qual a sua fruta preferida, mas opte por ela. Reserve um dia para apreciar seu doce favorito com moderação.

Fazer a escolha certa entre o bom e o prazer momentâneo - Foto Google

* Correr a passos largos da Fritura
Outro ponto que eu acho bem gostoso é a tal da fritura. Afinal frango frito é mil vezes mais gostoso do que frango cozido. É sim, mas também entope veias mil vezes mais rápido. Então vamos tentar utilizar outros meios de preparo de alimentos, assado é delicioso, grelhados são um espetáculo, cozidos também ficam charmosos. Vamos ser criativos e reduzir drasticamente o uso de óleos em nossos alimentos. A única forma de óleo que faz bem é o óleo frio, como por exemplo um azeite de oliva na salada, mas aqueceu para refogar não presta mais, então use o mínimo possível.

Evite frituras - imagem Google

São coisas pequenas e tão fáceis de serem feitas, qualquer um consegue colocar em prática. Porém com a correria diária acabamos não prestando atenção e atropelando elas. Ficamos com o mais fácil, com o mais cômodo, com o mais agradável e só vamos lembrar do mais importante muitas vezes tarde de mais, quando a saúde já foi atingida. Não custa beber um copo a mais de água, trocar o refrigerante por um suco fresco, trocar um doce por uma fruta... Se você ainda não consegue cortar completamente esses vilões, tente reduzir ao máximo possível, já é um grande passo. São decisões pequenas que tem tanto bem a acrescentar em nossas vidas que valem muito a pena. Repense!

Se gostou clica em seguir esse blog e se cadastre para me ajudar e receber sempre em primeira mão as notícias do blog.



6 comentários:

  1. Realmente nesse calor ta complicado sair pra fazer uma caminhadinha. Kkk
    O refri ja abandonei, uhuu, ponto pra mim. O meu desafio é a quantidade e as frituras, e o bacon ( aaah o bacon!!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o Bacon... Minha história de amor com o bacon é tão grande que eu montei uma equipe de corrida com o nome Love Bacon hahahaha, mas ela foi a falência por falta de corredores, povo desanimado viu? Vc pode por exemplo deixar ele pra comer uma vez por semana ou em espaço de tempo maior se possível. O problema não é comer o bacon e sim a frequência e a quantidade que comemos hahahaha! Ponto pelo refri, mas evita suco de caixinha também porque é porcaria, metade da caixinha é açúcar... O negócio é comprar um espremedor de frutas e "da-lhe da-lhe laranja". Beijos

      Excluir
  2. Nossa, tô totalmente lascada! kkkkkkkk

    Ju Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga o problema é que tudo que não presta é mais gostoso hahahahaha

      Excluir
  3. Queria conseguir ter essa facilidade toda para beber dois litros de água todos os dias!

    http://vojagema.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amy realmente não é todo mundo que tem facilidade assim mesmo, porque vc não tenta com suco para começar a ter o hábito de beber mais líquidos? Ai vai misturando água com suco. Beijos lindona

      Excluir