22 de mai. de 2015

Curso de alemão em alemão

Oiiiiiiiiiiii gente! Tudo bem?

Um passarinho verde me contou que tem sentido a minha falta aqui no blog, e eu disse para esse passarinho lindo que também estou morrendo de saudade de atualizar o blog. Pensei que quando chegasse aqui na Alemanha teria tempo e assunto para postar todos os dias, mas apesar de ter assunto não ando tendo nada de tempo... E o motivo eu vou descrever para vocês neste post, as terríveis aulas de alemão!!!

Eu não sei se vocês sabem, mas é muito comum aqui aulas de alemão para estrangeiros. Estas aulas são feitas para pessoas que, assim como eu, caem de pára-quedas nesse país sem falar nada ou quase nada de alemão. Um detalhe pequeno mas de extrema relevância é que as aulas de alemão são ministradas em alemão, claro! Isso mesmo, ou você pensou que teria aula de alemão em português do Brasil em plena Alemanha? Com muita sorte você encontra perdido aqui alguém que fale português de Portugal, que por mais que tenha semelhança com o nosso, não é a mesma coisa. Mas as aulas de alemão como eu já disse são para estrangeiros e isso engloba todo mundo que nasceu em um país diferente da Alemanha. Com essa brincadeira, a minha turma, além da brasileirinha que vos escreve, conta com uma cubana (graças a Deus!!! Alguém que me entende, "pero no mucho"), dois romenos, uma húngara, uma polonesa, uma russa, dois sírios, um iraniano e um palestino. Ah tem um português lá também, mas ele falta tanto de aula que eu quase me esqueci de falar e a professora é russa. Resultado da conversa é que de fato não daria para ser em português, já que a intenção é abranger pessoas de diferentes culturas.

Rotina de estudos em casa

As minhas aulas são de segunda a sexta, as 9:30 as 13:15. O curso é intensivo e vai durar dois meses, e isto é apenas o tal do A1, caso eu seja aprovada nele vem o A2.1 seguido do A2.2, depois B1.1, B1.2... Infelizmente eu não sei dizer ainda qual o último nível, mas se alguém tiver interesse em saber me deixa nos comentários que eu vou pesquisar, não olhei ainda para não desanimar hahahaha.

Como as aulas são completamente em alemão, eu praticamente não entendo nada do que a professora fala. Com isso, na maioria do tempo eu me sinto uma burra, no sentido mais amplo possível da palavra. Já chorei de raiva, já dei chilique com André, já quis desistir de tudo e voltar para o Brasil, já pensei mil vezes que não vou conseguir, mas no final das contas só me resta chegar da escola, sentar a minha bundinha na cadeira e ficar mais umas horas estudando. Eu tinha um professor na Puc que chamava isso de "horas bunda" ele dizia, "você precisa se dedicar mais em horas bunda"- não tem nada haver com o tema mas eu acho engraçado e quis fazer vocês rirem.

Livros usados no meu curso

Então eis o motivo do blog estar bem menos frequente do que todos nós gostaríamos que estivesse. Eu simplesmente sinto que meu cérebro vira uma gelatina depois de tantas horas tentando enfiar o alemão na cabeça, sendo que ele insiste em não ficar lá. Eu faço uma média de no mínimo 4 horas de estudo em casa todos os dias, aos sábados e domingos tento aumentar essas horas ao máximo. Com esse esforço todo percebi que nesta semana me senti um pouquinho menos burra. E sentir que estou progredindo, mesmo que aos poucos, é vital para eu não desistir de tudo. Eu quero aprender alemão, eu preciso aprender alemão, e já que eu tenho dificuldade, eu preciso me dedicar mais, estudar mais, tentar mais.

E claro que isso não é uma particularidade só minha. Acredito que muitos colegas de classe estão no mesmo barco que eu. Mesmo sem falar a mesma língua você consegue perceber quem sabe mais e quem sabe menos que você. O casal de romenos por exemplo eu não entendo o que estão fazendo lá, porque parecem já saber de tudo. Em contra partida o iraniano tem mais dificuldade do que qualquer outro aluno. Eu fico no meio, não sou a pior mas estou longe de ser a melhor. Na verdade eu nem me importo ou preciso de ser melhor do que ninguém, apenas preciso me esforçar cada vez mais porque não estou em um nível satisfatório para o meu conforto.

O drama do meu livro todo rabiscado, desmanchado, escrito de novo -  detalhe para "tudo em alemão"

Fazer amizade com a moça cubana está sendo perfeito. Além de aprender algumas palavrinhas em espanhol, nós conseguimos ajudar uma a outra, tirar dúvidas, explicar o que cada uma entendeu, perguntar o que não entendeu. Mesmo que seja em "portunhol" é muito melhor do que em alemão. Porque o grande problema não está em estudar uma língua desconhecida, isso é moleza! A dificuldade está em estudar uma língua desconhecida na própria língua desconhecida. Você não consegue tirar dúvidas, não consegue questionar o professor, muitas vezes não consegue entender o que o professor tenta ensinar.

Mas tudo bem, eu vou vencer mais esta etapa, mesmo que seja muito mais difícil do que eu havia imaginado. E afinal de contas se não fosse difícil não seria a minha vida! Aprendi a controlar a raiva e a vontade de chorar e simplesmente anoto em um cantinho do caderno as coisas que não entendi para o André me explicar em casa. Estou tentando ser menos exigente comigo mesma, me cobrar um pouquinho menos e tolerar meus erros. Vou reservar um dia da semana de descanso e para me dedicar ao blog que está me fazendo muita falta. E seja lá o que Deus quiser com todo o resto.

Um conselho de mãe para quem pretende morar na Alemanha alguma vez na vida, estude alemão no Brasil! Aperte com a faculdade, invista seu dinheiro nisto, porque é muito mais fácil e muito menos traumático aprender enquanto estamos na língua materna.

Se você já passou por algo parecido deixa aqui nos comentários me contando sua aventura. Aproveite e me conta o que achou da minha. Não se esqueça de clicar em seguir este blog para receber sempre em primeira mão nossas novidades.



2 comentários:

  1. Oi Gi, já ouvi falar que o alemão é uma das línguas mais difíceis de aprender, aprender com nativos então não deve ser nada fácil! Boa sorte! Bjs

    www.estherlopes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Orgulho demais da sua positividade de pensar em alternativas para facilitar seu aprendizado.
    Você vai conseguir superar mais essa Gi!

    Kisses - Ju Freitas

    ResponderExcluir