22 de jun. de 2015

Morangos para colher

Oiiiiiiiiii gente! Tudo bem?

Ontem tive uma experiência super legal, que sinceramente eu nunca antes havia ouvido falar, então acredito que no Brasil de fato não tenha nada parecido, mas me corrijam caso eu esteja errada. Fui para uma espécie de self-service de morangos em uma fazenda aqui em Hamburgo.


Eu adoro tudo relacionando a "roça", fazenda, plantação, etc. Se algum dia acertar na mega sena acumulada com certeza viro fazendeira e vou plantar, colher e criar bichos hahahahha. Sendo assim ontem pude ter uma prévia do quanto a vida no campo pode ser prazerosa e como eu seria feliz vivendo em um lugar como este. O verde, o ar puro, as frutas colhidas no pé, contato com a natureza, tudo isso me fascina.


A fazenda chama Gut Wulksfelde GmbH e fica ao norte de Hamburgo (o site está aqui e o endereço é: Wulksfelder Damm 15-17 PLZ 22889 - Tangstedt/Hamburg. Tel: 040-644-251-0). A colheita funciona assim, você pode trazer seu recipiente de casa, pesa-lo na entrada para tirar a diferença dos morangos colhidos no final, ou pegar com eles uma cestinha de papelão, nós desavisados que somos não levamos nada e aceitamos humildemente a cestinha. Aí você se dirige a plantação, onde são indicados quais canteiros estão liberados para a colheita e quais não devem ser mexidos.


Chegando aos canteiros é só alegria, cada morango mais lindo, mais vermelho e mais suculento que o outro. Sim suculento, eu sei porque eu comi, e comi muito! A degustação é liberada segundo informação no site deles, logo eu colhia um e comia dois, colhia mais um e comia mais dois. Acredito que seja impossível entrar em coma "morangólico" porque se isso existisse, certamente ontem teria sido meu fim. Mas quando eu tirava aquele morango vermelho e olhava para ele, ele me piscava e falava, me come Gi!


Eu nunca tinha visto tanto morango junto na minha vida! Considerando que morango não é uma das frutas mais baratas no Brasil, o máximo da riqueza que eu já havia vivido com morango era achar durante a temporada de colheira aquela caixinha pequenininha por dois reais e pouco no mercado, aí comprava três de uma só vez. Para no dia seguinte ir comer e descobrir que metade da caixa estava estragada, lembrando que os de cima eram grandes e os de baixo eram minúsculos. É muita tristeza.


Imagine a cara de uma criança em manhã de natal, foi a mesma que eu fiquei ao me deparar com uma fazenda inteira de morangos (detalhe, todos Bio, por isso comi ali mesmo sem lavar). Eu precisei me segurar muito para não sair correndo e dando pulinhos de empolgação. E gostei tanto que pretendo voltar no próximo domingo, achei simplesmente uma delícia colher seu próprio alimento, chegar em casa e transformá-lo em geleia, sobremesa, bombom ou simplesmente comer a fruta fresca e sem agrotóxicos.


Voltando a quem tiver interesse em fazer esse mesmo "programa de índio" que eu tanto amei e indico, aconselho irem de roupa confortável e sapato fechado, de preferência tênis, uma vez que você precisa ficar em grande parte do tempo agachado colhendo. Também é bom tomar cuidado com as abelhas espertinhas que ficam ali no meio da plantação (após finalizar o post André me esclareceu que o nome certo é Hummel, em tradução libre zangão/abelhão). O preço fica de acordo com a quantidade de morango que você quer colher, levando até cinco quilos, o quilo sai por três euros e sessenta centavos. Entre cinco e dez quilos, o quilo sai por três euros e cinquenta centavos. Acima de dez quilos, o quilo sai por três euros e quarenta centavos. A nossa cestinha pesou um pouco mais de dois quilos e meio.


Parece loucura alguém comprar dez quilos de morango? Sim, mas acreditem que os alemães bons comedores de geleia que são, compravam muitos morangos para cozinhar a própria geleia em casa. Vi várias pessoas chegando e saindo da fazenda com baldes para colheita e transporte. Famílias chegando juntas, cada um com baldes de diferentes tamanho nas mãos. Incrível! E a fazenda já estava com bastante gente quando chegamos, mas quando estávamos saindo, por volta do meio dia, o número de pessoas triplicou se não mais, então imagino que seja um negócio lucrativo, ou que no mínimo aconteça um ganho de mão de obra na colheita.


Esta foi a minha aventura na colheita de morangos. Espero que vocês tenham gostado e dado boas risadas com o post, tentei descrever exatamente como me senti porque imaginei que os faria rir bastante. Deixe aqui nos comentários sua opinião e suas experiências com a natureza, vamos enriquecer o post. Não se esqueça de compartilhar para alegrar o dia dos amigos também, e de clicar em seguir este blog para receber sempre em primeira mão nossas novidades.


13 comentários:

  1. Nossa! Deve ser tudo de bom, mesmo! Minha filha iria amar! Adora morangos! Pena ser tão distante! Adorei o blog! Visite o meu... jane-reis. zip.net , beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane as crianças lá realmente ficaram doidas, com certeza sua filha iria amar. Fiquei pensando nas minhas sobrinhas lá também, uma lástima que no tenha um lugar assim no Brasil e caso tenha não é muito divulgado. Beijos flor

      Excluir
  2. Que blog lindo e que aventura mais gostosa! *-* Adorei as fotos!

    www.retalhodavida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jessica, realmente foi uma delícia! Um beijo

      Excluir
  3. Nossa, que lindo *-*
    AMO morangos, nunca tinha visto uma fazenda de morangos hehe
    Adorei seu blog!
    Seguindo, segue de volta?
    http://momentopenelopebyangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Angélica, de fato é uma maravilha, eu poderia morar lá hahahaha.
      Um beijo gatona

      Excluir
  4. MORRENDO DE INVEJA!!!

    Delícia de passeio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha se morda amiga, porque foi muito legal. Program-se para me visitar nessa época do ano que eu te levo lá e Guilherme pode cozinhar alguma coisa com eles pra gente hihihi.
      beijos

      Excluir
  5. Olá Gisele, é a primeira vez que passo por aqui e adorei!
    Fiquei morrendo de vontade de encontrar um lugar desses aqui no Brasil... Imagina? Deve ser maravilhoso mesmo!

    Beijão!
    Dri.
    Diário de Casamento ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri muito obrigada flor, seja muito bem vinda!
      Eu acho que todas as cidades mereciam um lugar como esse. Em Minas na região de BH já ouvi falar em algo semelhante com jabuticaba, mas morando de fato eu nunca tinha ouvido falar. É perfeito!
      Beijos

      Excluir
  6. Oiii Gii nossa amei o post e tenho que confessar que fiquei morrendo de vontade de comer os morangos hahahahah! Muito bom seu blog... Parabéns! Que Deus te abençoe nessa nova caminhada!

    ResponderExcluir