26 de out. de 2015

Se o teu conselho fosse bom você venderia

Oiiiiiiiiiiiiiiii gente! Tudo bem?

Já dizia aquela música da Déborah Blando (próprias mentiras) "se o seu conselho fosse bom você vendia"... E não é que é verdade?

Infelizmente se tornou tão comum resolver a vida alheia que as pessoas não percebem mais o quanto isso é irritante. Passam tempos com soluções fáceis e mágicas para a vida dos outros quando a sua própria vida é uma grande m&rd@ que não vai para a frente. Fica claro que a pessoa não sabe viver a vida dela da melhor forma possível (feliz e bem resolvida), mas tem a fórmula da felicidade para a sua vida. Agora se essa fórmula é tão boa e mágica, porque ela não aplica e si própria?

Uma frase de para-choque de caminhão que eu amo e que eu acho que deveria ser colocada em prática é aquela "Deus deu uma vida para cada um, para que cada um cuida da sua". Gente quer mais objetividade do que essa frase? É simplesmente perfeita e todas as pessoas deveriam colocar em prática a partir de ontem. Porque a menos que você seja plenamente feliz e bem resolvido em todos os campos da sua vida, você não deveria perder o seu precioso tempinho palpitando na vida alheia, simplesmente pelo falo de que não é da sua conta.


Se o conselho fosse bom realmente seria vendido porque tudo que é bom nesse mundo é comercializado e não entregue de graça e o tempo todo. É simples assim:
* Você tem uma opinião? - Ótimo para você, a opinião é sua e não do outro, guarde-a para você. 
* A outra pessoa te pediu abertamente a sua opinião? (Fulano o que você acha disso? Bertano o que você faria se estivesse no meu lugar? Ciclano qual a sua opinião sobre.... são exemplos de que a sua opinião foi realmente solicitada, porque ainda há pessoas que pensam que a opinião foi pedida quando na verdade não foi). - Você nesse caso tem o direito de falar o que você pensa, suas experiências, expectativas e sentimentos a respeito da determinada coisa. 
* A pessoa não pediu claramente a sua opinião, mas você acha que deve dar opinião? - Não fale nada, se ela não falou claramente é porque ela não quer a sua opinião. É muito desagradável uma pessoa tentando te dizer como viver a sua vida quando você deseja viver a sua vida conforme o que você acha correto. O fato de você achar que deve opinar não significa que ela queira a sua opinião. O máximo que você pode fazer nessa situação é perguntar, "você quer a minha opinião?". Mas nesse caso prepare-se para ouvir um não e ficar feliz com ele, porque foi você quem deu um passo que não foi solicitado.
* A pessoa não te pediu a sua opinião? - Fica calado, porque pode ser simplesmente que ela não queira a sua opinião, por mais que você pense ter a solução perfeita para a vida dessa pessoa, ou que já viveu essa situação, ou que você tem mais experiência, ou seja lá o que você pense, não opine sem ser solicitado. Afinal essa é a vida da outra pessoa, é a forma de pensar da outra pessoa, é a chance da outra pessoa acertar ou errar da forma que melhor lhe convir. Não é a sua vida por mais que a situação seja parecida com algo que você já viveu, simplesmente respeite a forma de viver da outra pessoa assim como você gosta que respeitem a sua. 

E quando "o opinador" é da família? Aí a coisa complica em grau 7  gente? Porque enquanto o chato palpiteiro é a vizinha, o porteiro ou o faxineiro você dá logo uma resposta cretina que ele se cala e costuma sumir por alguns dias. Mas quando a pessoa é da família o problema é muito maior, porque se você da à mesma resposta cretina que daria na vizinha, a convivência vira um drama de novela mexicana, porque você não respeita/valoriza mais aquela pessoa, é um blá blá blá e um mi mi mi que sinceramente eu não tenho a menor paciência... Porque parente acha que pode decidir a sua vida? Eu não entendo, todos somos pessoas únicas e deveríamos ser respeitados como tal. ;E sim, é claro que eu já errei muito nessa vida, mas foi graças a esses erros que aprendi coisas que não teria aprendido no acerto, e são esses erros que me fizeram a pessoa que sou hoje, então me dá licença de errar ou acertar segundo a minha própria cabeça. 

É lógico que quando criança/adolescente você precisa sim da orientação dos pais, avós, tios, etc. (eu me oriento até hoje -e muito- pela minha mãe, a diferença é que ela aprendeu a esperar eu perguntar a sua opinião, ao invés de sair jogando suas ideias aos quatro cantos do mundo e exigindo que eu as coloque em prática). Mas pense bem, eu já passei dos 30 e ainda tenho parentes que sabem exatamente a melhor maneira que eu deveria viver a minha vida... Isso é realmente muito desagradável. 


Desde pequena a minha mãe buscou, mesmo com toda a sua simplicidade, me dar o melhor discernimento entre o certo e o errado. E quando eu queria fazer algo porque "todo mundo" estava fazendo ela sempre me dizia, você não é todo mundo, você não deve agir como todo mundo, você deve agir conforme sua cabeça. Eu aprendi isso muito bem e hoje eu simplesmente não consigo fazer algo diferente do que eu acho ser a melhor alternativa só porque outra pessoa disse ser o melhor. Se eu agir conforme a opinião de outra pessoa, pode ter certeza que não é a opinião me guiando, eu simplesmente acho que esse caminho é melhor e por coincidência é o mesmo que o outro pensa ser bom também. 

No meu último emprego no Brasil fui julgada por seguir a opinião de uma amiga - por uma pessoa muito medíocre e hipócrita por sinal. Essa pessoa tentou me corromper de várias maneiras e por eu não ceder, ela saiu espalhando a historinha de que a amiga me manipulava. Rimos muito dessa situação (a amiga e eu), porque a minha amiga nunca me manipulou, sequer tentou fazer isso. Eram simplesmente formas de pensar muito parecidas (e penso até hoje da mesma maneira que ela). Como concordávamos em muitas coisas, ficava fácil me taxar como a manipulada, mas não era isso, eu simplesmente não agiria contra os meus princípios só porque alguém acha que eu deveria, ou porque alguém saiu espalhando uma mentira a meu respeito. Estou errada? Acho que não.

Então para finalizar o nosso testamento, eu só queria deixar uma dica, você coloca em prática se concordar que é legal para a sua vida. Se discordar simplesmente não faça, mas siga sabendo que você continuará sendo uma pessoa inconveniente para os outros e que, mais cedo ou mais tarde, pode ter de ir dormir com uma resposta atravessada. A dica é: "guarde o seu conselho/sua opinião para você, e só revele quando for claramente solicitada".

No mais minha gente tão querida, vamos espalhar amor e sermos felizes. Em vez de opinião doem abraços, doem sorrisos, doem beijos, doem compreensão. Isso tudo é de graça e geralmente muito bem vindo. Ninguém nunca foi chamado de inconveniente por dar um sorriso sincero, um abraço amoroso, por compreender que o outro tem o direito de viver a sua vida como melhor lhe convir. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário